O Apagão da Mão de Obra Qualificada – Panorama de Negócios

O Apagão da Mão de Obra Qualificada – Panorama de Negócios

O Diretor Geral da SM Consultoria Treinamentos e Palestras Sergio Henrique Miorin, é o mais novo colunista do Portal “Panorama de Negócios” e tem seus textos publicados todos os domingos. O tema da coluna de Sergio Miorin do dia 01 de Junho de 2014 foi o Apagão da Mão de Obra Qualificada. Acompanhe o texto na íntegra:

Esse assunto muito discutido nos dias atuais, vem gerando grandes oportunidades para as pessoas qualificadas e preparadas, e tirando emprego de pessoas sem qualificação.

No Brasil as empresas de produtos e serviços estão com uma grande demanda de profissionais, chegando ao ponto de empresas e profissionais de RH, não conseguirem contratar e preencher as vagas em aberto.

As vagas vem crescendo mês a mês, principalmente na indústria automobilística, batendo recordes e recordes continuamente.

Quando não temos mão de obra qualificada e o perfil desejado dentro da organização, abre-se então a vaga externa. Quando não temos o perfil para vaga no mercado brasileiro, principalmente as empresas multinacionais acabam trazendo profissionais de outros países para ocupar cargos e responsabilidades dentro do nosso país. Quem perde muito com isso é nosso próprio país, pois poderia ter sido preenchida por um brasileiro e não por um estrangeiro, principalmente quando falamos de cargos como Presidente, Diretor ou Gerente de primeira linha.

Panorama de Negócios - Coluna Sergio Henrique Miorin Junho 2014

Esse apagão tende aumentar nos próximos anos, pois o Brasil vem crescendo e aumentando sua participação nas exportações. Exemplo disso está sendo esse ano, tivemos carnaval, copa do mundo e ano de eleição presidencial, e mesmo com tudo isso, o crescimento está acontecendo.

A dificuldade de contratação vem acontecendo nas áreas de informática, petróleo e construção civil, entre outras.

Um exemplo disso é que hoje estão sendo treinados por volta de 25.708 pessoas para área de petróleo, sendo que a necessidade é de 207.643, sem incluir o pré-sal, até em 2013 (Fonte PROMINP – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural). Até o momento já foram treinadas cerca de 52.694 pessoas no programa.

Por isso a importância de uma educação continuada, seja ela através de cursos profissionalizantes, técnico, graduação, especialização, extensão, entre outros.

Para as empresas que tem profissionais qualificados, também precisa ter uma grande estrutura e plano de carreira para o mesmo. Pois quando passamos pelo apagão a dificuldade das empresas é reter essas pessoas importantes que contribui muito para o desenvolvimento e crescimento de uma organização com resultados satisfatórios.

O que as empresas podem fazer para reter e para atrair talentos?

O primeiro de tudo é ter um ambiente organizacional em harmonia, isso é um ponto forte. Os benefícios oferecidos vem em segundo lugar, são muito atraentes perante os olhos do atual ou futuro colaborador. Na sequência o salário, tudo que é diferente da média, é diferenciado.

As palavras treinar, orientar, lapidar, preparar, são de extrema importância para os colaboradores antigos e os que estão chegando.

A palavra treinamento também tem duas frentes, algumas pessoas dizem que treinam seus colaboradores, e os mesmos quando preparados vão embora. Riscos são vivenciados todos os dias, seja uma aplicação financeira, seja uma ultrapassagem em uma pista, mas precisamos correr o risco, pois caso contrário, a situação pode ser pior, ou seja, ele pode ir embora por falta de estímulo, diferente da palavra muito usada no mercado (motivação).

A motivação está dentro de nós ela é intrínseca, nos impulsiona para cima, para uma ação, diferente do estímulo que vem de fora.

O importante perante esse cenário é estar sempre antenado no mercado, e acompanhando o que está acontecendo, os movimentos, as tendências.

A quantidade de vagas em instituições precisa aumentar, e o ensino precisa adquirir mais corpo, mais dinâmico e mais moderno, caso contrário não irá acompanhar a velocidade, desenvolvimento e inovação junto ao mercado.

A quantidade de profissionais que o país forma por ano, não consegue suprir a demanda do mercado, ficando carente em várias áreas.

Para as pessoas que acabam de se formar e não tem experiência de mercado, precisam saber e entender a grande diferença de uma universidade e um trabalho. Tem algumas coisas que podem ser feitas depois em um curso, que não irá impactar no resultado final. Porém no mercado de trabalho as coisas normalmente são para ontem, a velocidade de aprendizado, de tecnologia, de inovação, de acontecimentos é alucinante.

A pessoa para ter sucesso, ser aceito e se desenvolver no mercado, precisa de algo a mais, perseverança, atitude positiva, dedicação, cultura, desenvolvimento pessoal, profissional e intelectual, trabalhar em equipe, não se conformar com coisas mal feitas, entre outras.

Compartilhe