Capacitar é estratégia em mercado acirrado – Jornal de Jundiaí

Capacitar é estratégia em mercado acirrado – Jornal de Jundiaí

O Diretor Geral da SM Consultoria Treinamentos e Palestras Sergio Miorin foi entrevistado pelo Jornal de Jundiaí em matéria veiculada na edição do dia 16 de Julho de 2014. A matéria tratou de capacitação de equipes e a aplicação de estratégias para o sucesso dos negócios.

Acompanhe abaixo o texto na íntegra com reportagem de Michele Stella – mstella@jj.com.br e fotos de Cristina Hautz para o Caderno de Economia do Jornal de Jundiaí.

Em um cenário em que a falta de mão de obra qualificada é desafio para empresários de todos os segmentos, investir em treinamentos para ter uma equipe de alta performance tem sido diferencial competitivo de muitos negócios.

Depois de nove meses de trabalho em parceria com uma consultoria especializada na área, o empresário Albino Faustino Junior, da Home Cooking Food Service – fornecedora de refeições prontas para empresas de pequeno, médio e grande porte -, soma resultados como o aumento de 30% na produtividade, uma cartela de clientes 40% maior e, inclusive, melhorias na qualidade, logística e todos os procedimentos internos para operação do seu negócio.

“Diante do crescimento da Home Cooking em um País como o Brasil, que tem falta de know-how e de mão de obra com problemas crônicos em todas as suas regiões, surgiu a necessidade de investir em uma forma de escapar desse cenário. O aprimoramento do pessoal tem de ser constante para uma expansão sustentável, consistente”, considera o empresário.

Com a proposta de tornar a Home Cooking uma marca conhecida na região de Jundiaí e também na área metropolitana de Campinas, principalmente pela qualidade das refeições e do serviço prestado, além dos programas de treinamento básicos na equipe operária, a empresa apostou na qualificação de gerentes, líderes e, inclusive, dos sócios proprietários. “Nossa visão estratégica ficou bem mais focada. O trabalho envolveu uma metodologia de retorno sobre produtividade, para aproveitar
mais o tempo de acordo com as metas e, com isso, ser uma empresa de alto grau de resultados”, explica Faustino Junior. Segundo
ele, 12 pessoas do alto escalão participaram de um programa de coaching.

Sergio Miorin e Gustavo Rueda

Rentabilidade

Empresários e executivos são o público-alvo da unidade da rede de franquias Net Profit Training, Coaching e Mentoring em Jundiaí. “Temos uma metodologia própria de desenvolvimento de alta performance, embora o trabalho seja diferente entre os donos do próprio negócio e os executivos, que têm a pressão ligada à empregabilidade”, explica Gustavo Rueda, um dos sócios do
negócio, explicando: “É trabalhado o desenvolvimento de várias competências, como autoconhecimento, pró-atividade, para então atingir resultados acima da média.

O que se fazia em 14 horas passa a ser feito em oito.” O treinamento é específico, de acordo com cada nível da empresa, e ocorre alinhado às estratégias de cada negócio e a indicadores de desempenho. “É preciso ter clareza sobre onde a equipe quer chegar. Normalmente, isso é desconectado na maioria dos negócios”, pontua Rueda. Segundo ele, embora esteja havendo uma mudança
de cultura quanto a importância de se investir na equipe de colaboradores, ainda há muitos empresários que enxergam
isso como um custo a mais e não como algo que trará melhores resultados para o negócio. “Hoje, mais do que nunca, o cenário corporativo exige resultados rápidos.”

Visão estratégica

O desafio de muitos líderes nos dias de hoje, de acordo com Sérgio Miorin, da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras,
é o relacionamento com as pessoas. “Há uma demanda grande de treinamento para profissionais que são excelentes na técnica,
mas com dificuldades nas relações interpessoais”, diz, explicando que antes de um treinamento, é feito um processo de ouvidoria.
“Primeiro busco entender as necessidades, gero um questionamento para os profissionais envolvidos, organizo um relatório para a diretoria e só então o projeto é montado.”

Veja abaixo como a matéria foi publicada no Jornal de Jundiaí no dia 16 de Julho de 2014. Clicando na imagem é possível baixar o PDF da matéria:

Capacitação é estratégia em mercados acirrados

Compartilhe