Férias, não fique com a cabeça no serviço – Jornal Todo Dia

Férias, não fique com a cabeça no serviço – Jornal Todo Dia

As férias são importantes para o colaborador e para a empresa, o descanso precisa ser de 30 dias, e não é recomendado vender parte da folga remunerada, mesmo que parece uma vantagem, não vale a pena.

O Diretor Geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras Engenheiro Sergio Miorin foi o entrevistado do Jornal Todo dia em Julho de 2013, e falou sobre o tema.

Vender parte das férias pode ser uma opção para garantir renda extra, mas não é recomendável. A opinião é do especialista em gestão de empresas Sergio Miorin, que ressalta que este período deve ser aproveitado para relaxar e esquecer dos problemas de trabalho. Segundo ele, se bem aproveitadas, as férias trazem benefícios não só para os funcionários, mas também para a empresa.

O descanso na visão do professor é extremamente importante. Caso o funcionário não tenha esse período, a produtividade pode diminuir e ele não conseguirá atender os objetivos da empresa.

“A pessoa necessita desse tempo de descanso e esse período precisa ser de 30 dias, tempo no qual (o funcionário) deve se desligar da empresa o máximo que puder. Evitar atender telefonemas o tempo todo, verificar e-mail a cada segundo, pois, sob o aspecto psicológico (se fizer essas coisas) o indivíduo fica com a impressão de que não está de férias”, explica.

Após este descanso, empresa e funcionário ganham ” As pessoas a produtividade maior, uma motivação alta, muita energia, contribuindo assim para a tingir as metas e objetivos do planejamento estratégico da organização”, destaca.

Por isso o especialista recomenda que as pessoas não vendas as suas férias. Segundo ele, a compensação finacneira “não vale a pena”.

 

Férias não fique com a cabeça no serviço

Sergio Miorin – Diretor da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras

 

[pullquote align=”right”]Esse benefício financeiro que as pessoas acham que estão tendo, por quais motivos forem, não será benefício, pois a falta de descanso pode desencadear até mesmo doenças[/pullquote]

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 Regras

Caso o funcionário tenha uma função em que o desligamento completo da empresa possa lhe acarretar algum problema, é ideal que estabeleça algumas regras. Miorin recomenda que seja determinado alguns períodos em que ele possa atender o telefone e verificar os e-mails.

“Se ficar o tempo todo conectado com a empresa, resolvendo problemas, é como se não estivesse tirado férias. Nesse caso, o funcionário deve aplicar uma regra: verificar e-mails apenas uma vez por dia, ter um horário para atender, ligações, por exemplo, das 13h às 14h”, explicou.

Planejamento

O especialista também ressaltou que planejar as féria com antecedência é importante para que elas sejam um período de descanso. A dica é prepará-las pelo menos com seis meses antes para que não tenha problema com falta de vagas em hotéis e passagens. Miorin também recomenda que as pessoas evitem a “rotina turística” ou seja, ir sempre aos mesmos locais.

Isso é um diferencial para a viagem. Quando visitamos sempre um mesmo lugar, acabamos entrando numa rotina ao passo que nas férias, o objetivo é fugir dela. Além disso, visitando lugares diferentes a pessoa desenvolve melhor a criatividade, o que ajuda muito no ambiente profissional”, comentou.

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