Férias trazem benefícios psicológicos e melhoram a produtividade – Jornal de Jundiaí

Férias trazem benefícios psicológicos e melhoram a produtividade – Jornal de Jundiaí

O período de férias é importante e deve ser bem planejamento. Os benefícios psicológicos e de produtividade são positivos para a empresa e colaborador.

Acompanhe abaixo a entrevida do Diretor Geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras, Sergio Henrique Miorin concedida ao Jornal de Jundiaí no dia 12/12/2012.

O período de descanso pode aumentar a motivação e contribuir para o planejamento estratégico da organização.O período de férias deve ser aproveitado para relaxar e esquecer dos problemas do trabalho, trazendo benefícios tanto para o empregado tanto para a empresa. Essa é a opinião do professor de Gestão de pessoas da IBE-FGV, especialista em Gestão Empresarial Sergio Miorin.

Professor Sergio Miorin IBE-FGV

Professor  IBE-FGV e Diretor Geral da SM Consultoria, Sergio Henrique Miorin

 

Para ele, uma importante dica é planejar as férias com antecedência. “Comece a pensar pelo menos seis meses antes, para ter opção de escolha de lugar, dia e hora para viagens e atividades de lazer. O profissional não deve levar para as férias as preocupações e problemas do trabalho” Observa.

 

 

 

Outra dica é viajar para um lugar em que nunca havia estado antes: isso é um diferencial para a viagem. “Quando visitamos sempre um mesmo lugar, podemos acabar entrando em ‘rotina turistica’, ao passo que, nas férias, o objetivo é fugir da rotina. Outra sugestão é ir para um lugar calmo, isso ajuda a relaxar e muito.” indica o professor.

O ideal é que o profissional desligue-se do trabalho, não cheque e-mails e não atenda o celular para solucionar problemas do escritório. “Porém, pode se aplicar uma regra para minimizar o problema: verificar o e-mail uma vez por dia e ter um horário para as pessoas ligarem, por exemplo, das 13:00 às 14:00” orienta Miorin

Produtividade

O descanso, na visão do professor é extremamente importante. Caso o colaborador ou empresário não tenha este período, a produtividade não atingirá os objetivos  planejados.
“A pessoa necessita desse descanso, esse período precisa ter 30 dias, tempo no qual não se deve fazer contato com a empresa todos os dias, pois, caso contrário, sob o aspecto psicológico, o indivíduo fica com a impressão de que não está de férias.” explica.

Após este descanso os ganhos são tantos para a empresa quanto para o funcionário. “As pessoas terão uma produtividade maior, motivação alta, muita energia, contribuindo assim para atingir as metas e objetivos do planejamento estratégico da organização”, destaca.

Já sobre a venda de férias o professor é direto: não vale apena. “Sou completamente contra vender férias. Normalmente a pessoa usufrui de 20 dias e vende 10 para a empresa. Esse benefício financeiro que as pessoas acham que estão tendo, por quais motivos forem, não serão benefícios, pois a falta de descanso pode desencadear até mesmo doenças”, alerta.

DICAS

Para o profissional aproveitar da melhor maneira possível o merecido período de descanso é necessário deixar as pendências e e responsabilidades do emprego em dia e organizados.

Seguem algumas dicas:

  • Organize o período de férias com antecedência;
  • Não há nada pior do que contar com a ajuda de um colega de trabalho e não ser avisado que ele não estará presente. Para evitar esse tipo de desinformação, procure deixar bem avisado para os possíveis interessados ou afetados pela a sua ausência;
  • Não se esqueça de criar uma resposta automática para a sua conte de e-mail corporativa;
  • Planeje sua viagem co antecedência;
  • Escolha um lugar novo e calmo para conhecer;
  • Não fique checando os e-mails e celular o tempo todo;
  • Se precisar estabeleça um horário fixo para falar com a empresa.
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