Gestão de pessoas versus Qualidade – Jornal de Valinhos

Gestão de pessoas versus Qualidade – Jornal de Valinhos

O balanço positivo entre a gestão de pessoas e a qualidade, vai mais além do que os processos internos de contratação e treinamento, é preciso gerenciar e valorizar o capital humano.

É com esta abordagem que o Diretor Geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras fala sobre a relação entre a gestão de pessoas e a qualidade nas empresas.

O texto a seguir foi publicado no Jornal de Valinhos no dia 19 de abril de 2013.

Gestão de Pessoas x Qualidade - Sergio MiorinO mercado atual exige das organizações uma gestão de alta performance. A competição global, a volatilidade do mercado consumidor e a evolução tecnológica são fatores que obrigam as empresas a buscar máxima eficiência das pessoas.

As abordagens integradas ao escopo da sustentabilidade no processo estão intimamente ligadas a uma abordagem “social”, uma vez que todas as diretrizes organizacionais contemporâneas contemplam o “ser humano” como o principal agente na garantia da competitividade a longo prazo, não esquecendo de que a compreensão da informação, a confiabilidade, a pró-atividade, o comprometimento são características próprias do “humano”.

responsável pela qualidade tem por desafio estabelecer um diálogo entre “interfaces” homem-processo na obtenção de resultados eficientes. Os departamentos estão incumbidos de desenvolver a qualidade, tais como os de produção, compraslogística, comercial e etc.

Engana-se quem acha que essa tarefa é de incumbência do “departamento de qualidade”. Este ajuda o processo de uma forma macro. Nos dias atuais, as grandes empresas trabalham com autocontrole – pessoas que garantam a qualidade – e com processos robustos.

[pullquote align=”left”]O capital humano é diferencial, sinônimo de vantagem competitiva[/pullquote]A qualidade hoje é sobrevivência e não diferencial dentro das organizações, e, para que ela exista, o fator humano é fundamental para a sua melhoria e eficiência. É fundamental que a comunicação contemple as necessidades tanto do processo quanto dos colaboradores. Baseado nesse cenário, desenvolver habilidades de comunicaçãointeligência emocionalrelacionamento interpessoalmotivação, inovação e principalmente mudança, é a única certeza que teremos na competitividade do mercado. Quanto mais os recursos pessoais forem desenvolvidos com foco na gestão da qualidade, maior a possibilidade de sucesso.

O conhecimento passou a ser diferencial nas organizações, e a importância do entendimento numa visão macro da nova tendência corporativa direcionada para gestão de pessoas e qualidade é cada vez mais comum dentro das organizações. O fator humano é visto como fator competitivo no mercado. O capital humano é diferencial, sinônimo de vantagem competitiva. O mundo corporativo procura pessoas com habilidades para desenvolver suas próprias competências.

O trabalho de gestão do conhecimento dentro da gestão da qualidade, numa visão de melhoria de competitividade, é norteada por conceitos como mapear o conhecimento (competências individuais) existente nas organizações.

Quando desenvolvemos conceitos de gestão de pessoas na área de gestão da qualidade, estabelecendo ganhos significativos no desempenho das organizações frente aos concorrentes, garantimos assim que a constância na inovação das tecnologias internas seja resultante de sistemas integradores da tridimensionalidade que a gestão da qualidade possui.

Na verdade, as pessoas fazem a diferença e, desse modo, precisamos investir no capital humano sempre, pois quem faz as grandes corporações prosperarem e terem lucros acima da média são as pessoas.

Compartilhe