Os talentos e o mercado corporativo – Jornal de Valinhos

Os talentos e o mercado corporativo – Jornal de Valinhos

Os Talentos e o Mercado corporativo, este foi o assunto da coluna do Diretor Geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras Sergio Miorin no Jornal de Valinhos publicado na Terça Feira dia 29 de Outubro. Sergio Miorin escreve para o Jornal de Valinhos quinzenalmente sempre às terças-feiras.

Para uma empresa ser bem sucedida, ela precisa de alguns pontos chave, entre eles os talentos que nela trabalham. O mercado, de uma forma geral, em seus diferentes
segmentos, vem sofrendo ao longo dos anos a falta de mão de obra especializada, aumentando ainda mais a falta de talentos, os quais alavancam as empresas. O valor
de uma empresa são exatamente a quantidade de talentos e os valores que trazem para ela. Quanto mais conhecimento e talento o profissional tiver, mais valioso será para o mercado.

Retenção de Talentos no Mercado Corporativo

As dificuldades das empresas em relação a seus talentos são: como atrair, desenvolver e reter esses talentos? Os profissionais são cada vez mais difíceis de se encontrar e, quando os achamos, são caros para as empresas? Será?A questão de ser caro ou não é muito relativa. O ponto é: quanto ele agrega valor para a empresa? Qual o retorno que ela traz para a empresa?

Eu tive a grande felicidade de receber o convite para fazer parte do grupo de debatedores do painel com o tema “Como atrair, desenvolver e reter talentos”, que aconteceu no dia 22 de outubro no Expo Center Norte em São Paulo, no “9º Congresso Nacional de Crédito e Cobrança – Fórum de Soluções da Indústria de C&C – Espaço Inovar – Alianças Inteligentes: O crédito no Brasil pensando estrategicamente para gerar crescimento”.

Como a dificuldade é grande de encontrar talentos, várias empresas optam por desenvolvê-los. Esse trabalho precisa ter um programa muito consistente e cuidado de
como conduzir esses profissionais, como lapidá-los. A carreira do profissional é algo bem importante para ele.

Tem talento aquele profissional com aptidão natural ou adquirida para solucionar os problemas e alcançar os resultados. Este é um diferencial perante os outros.
Aquele que tem habilidades e competências para tomar as decisões corretas, e que possui uma comunicação assertiva, é perspicaz para notar quando lhe falta alguma
habilidade ou competência, e vai em busca de adquiri-la. Sabe lidar com as pessoas, tratá-las como merecem.

Uma frase que utilizo muito em relação ao talento é “a arte de servir”. Às vezes ouço de um profissional a seguinte pergunta: como aquele talento foi demitido? Às vezes a pessoa pode chegar em um patamar de segurança e certeza tão grande em relação a si mesmo e à sua carreira, que acha que pode se dar ao luxo de ficar mais tranquilo, a ponto de não inovar, não trazer grandes ideias, o que é um grande perigo. Ele já foi um talento, mas deixou isso morrer.

O mercado corporativo é inovador, é rápido, é audacioso. Então, para conseguirmos continuar a ser talentos, precisamos ter uma ampla visão estratégica do negócio: que tenhamos visão de dono, mesmo não sendo. Pensar como dono, tratar as dificuldades e desafios com seriedade, em busca incansável pelo sucesso e lucratividade
do negócio. Como iremos reter esses superprofissionais? Propiciando a eles sempre desafios, oportunidades e um excelente clima organizacional.

Faça o download da matéria no formato PDF como foi Publicada no Jornal de Valinhos clicando na imagem abaixo:

Jornal de Valinhos - Os Talentos e o Mercado Corporativo

 

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