Trabalho e estudo criam oportunidades – Jornal Todo Dia

Trabalho e estudo criam oportunidades – Jornal Todo Dia

O Diretor Geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras foi entrevistado em reportagem do Jornal Todo Dia. O destaque da reportagem foi: “Jovens tem optado por ingressar logo cedo na vida profissional, o que ajuda a desenvolver carreiras.” a matéria foi publicada no dia 15 de Dezembro de 2013.

A rotina de Rafaele Silva de 17 anos , mudou a dois anos, quando resolveu deixar de ser apenas estudante do ensino médio pra ser ingressar no mercado de  trabalho . Desde então alterou os horários de estudo e assumiu uma dupla jornada: trabalho de dia e escola anoite.
O numero de jovens que optam por trabalhar e estudar tem crescido na RMC (Região Metropolitana de Campinas) assim como as ofertas de empregos para adolescentes a partir de 16 anos.

De acordo com a pesquisa baseada no questionário sócio-econômico da prova Brasil 2011, aplicada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira), e divulgada neste ano, já no 9º ano do ensino fundamental os jovens do Estado de São Paulo querem ingressar nos programas de aprendiz e buscar oportunidades de emprego. Foi o que fez Rafaele. “Eu sempre quis ter minhas coisas, ser independente. Daí surgiu a oportunidade do primeiro emprego, eu ainda estava na Oitava Série e como era próximo de casa, decidi que iria”, contou.

Dois anos depois da primeira oportunidade do emprego, a jovem teve o currículo selecionado por uma indústria americanense e viu seu salário aumentar. “Eu percebi que minha segunda oportunidade foi melhor do que a primeira e creio que , por eu ter começado cedo, as oportunidades tendem a ser cada vez melhores”, disse.

De acordo com o especialista em Recursos Humanos Sergio Miorin, quem opta por trabalhar cedo tem chances mais rápidas de crescimento. “A mudança para um profissional que começou cedo para ocupar um cargo de gerência acontece mais cedo. As oportunidades e o crescimento também começam mais cedo. nas
grandes empresas, existem profissionais que começam ainda jovens e foram subindo gradativamente e de forma natural”, explicou.

Neste cenário segundo o especialista, o nível salarial também cresce. “Ainda mais para quem opta por um curso técnico, a ausência de mão de obra hoje faz dos salários técnicos um dos melhores do mercado. Começar a trabalhar cedo é uma aposta infinitamente maior”, comentou.

A Jornada dupla ente jovens como Rafaele, é cada vez mais comum na Região Metropolitana de Campinas. “O que eu vejo bastante são alunos que
aliam ensino médio com um estágio passam o técnico para o período noturno. Esse profissional, sem dúvidas chega mais preparado para o ensino superior e para o mercado”. disse.

Rafaele acostumada com a rotina dupla, dá a dica. “É preciso ter fora de vontade e se planejar para dar conta dos estudos.”

Jovens no mercado de trabalho - SM Consultoria

Escolha certa promove crescimento e estimula o conhecimento.

A busca por emprego na maioria das vezes é feita através da distribuição de currículos. Mas de acordo com o especialista em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas da IBE-FGV e Diretor da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras, Sergio Miorin , é preciso cautela. Saber aonde levar as informações é crucial para o sucesso profissional dentro da empresa e importante para não queimar etapas no mercado de trabalho. A escolha certa promove crescimento gradativo e sucesso profissional.

Para quem busca o primeiro emprego ou vai aliar a jornada dupla entre trabalho e estudo, a escolha da empresa influenciará os rumos da carreira profissional.

“O sucesso de um carreira profissional depende de conhecer bem a empresa, o perfil de onde se quer trabalhar. Não adianta sair disparando currículo para todo lado. Independentemente da idade que se procure emprego, é preciso ser um momento maduro, de cautela e de saber para onde vai direcionar o currículo, pois as vezes o choque cultural, a falta de adaptação, culmina a demissão ou com o pedido do próprio funcionário que está insatisfeito”, explicou Sergio.

De acordo com o especialista, estudar as propostas e o perfil da empresa garante o crescimento gradativo. “Um profissional que começou cedo e soube direcionar o currículo, consequentemente, ocupa mais cedo uma vaga de confiança em grandes empresas”. Segundo as dicas, Sergio Miorin, diz que reduz as chances
de experiências mal sucedidas em empregos.

Veja abaixo a matéria como ela foi publicada no Jornal Todo Dia.

Jornal Todo Dia - Trabalho e estudo criam oportunidades.

Compartilhe