IV Seminário sobre Educação Sociocomunitária “Por uma Perspectiva Humanizadora”

IV Seminário sobre Educação Sociocomunitária “Por uma Perspectiva Humanizadora”

O Diretor da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras, Engenheiro Sergio Miorin  participou do IV Seminário sobre Educação Sociocomunitária “Por uma Perspectiva Humanizadora” realizado nos dias 09 e 10 de outubro na UNISAL – Unidade Americana | Maria Auxiliadora. 

[slider source=”media: 1140,1139,1138,1137,1136″ width=”540″ height=”420″ responsive=”no” title=”no” pages=”no” mousewheel=”no”]

 

IV Seminário sobre Educação Sociocomunitária

 

 

Apresentação do IV Seminário sobre Educação Sociocomunitária

Necessitamos de uma reeducação da inteligência e da sensibilidade como eixos de uma perspectiva ética humanizadora para possibilitar novos mundos de pensar, de sentir e de fazer a vida, novas convivências, que nos ajudem a resistir contra as forças que nos têm levado a uma sociedade de sujeitos partidos e terra devastada.

Questões éticas permanentes nos indagam como devemos viver para humanizar mais nossa vida, sempre inacabada, sempre um vir a ser. Tais questões nos convidam a refletir sobre quais princípios – considerados não apenas como origem, mas também como fundamento e desígnio – estão presentes nas escolhas que fazemos para constituir o presente e para criar a vida futura.

Nesse sentido, o IV Seminário sobre Educação Sociocomunitária justifica-se por ser um espaço aberto e plural de análises críticas e troca de experiências sobre estas temáticas e questões que se demonstram urgentes. É preciso tanto evitar o não debate quanto posturas acríticas e ingênuas que costumam abundar nas reflexões sobre este ambiente educacional “não escolar”. Mas é preciso promover também troca de experiências educacionais, permitir a expressão dos que vivem o dia a dia destas ações educativas, evitar generalizações apressadas e permitir a manifestação do singular e do transdisciplinar.

O IV Seminário sobre Educação Sociocomunitária tem como principais objetivos:

  • Criar um espaço de discussão e debate sobre o tema central: “Educação Sociocomunitária: por uma perspectiva humanizadora”.
  • Promover debates, trocas de experiência e o estabelecimento de relações entre grupos de pesquisa e pesquisadores dedicados ao estudo das práticas, teoria e história da educação sociocomunitária, educação não formal, educação social, educação comunitária, educação popular, educação nos movimentos sociais e educação no “terceiro setor”, das relações entre escola e comunidade, atentando-se para a reciprocidade das influências entre instituição escolar, família, organizações comunitárias e instituições sociais de caráter mais amplo fincadas no cotidiano comunitário e escolar.

Os Seminários sobre Educação Sociocomunitária legitimam-se pelo fato de serem promovidos pelo UNISAL, uma instituição para quem a Educação Sociocomunitária – ações educacionais para além dos muros escolares, ou considerando práticas não formais de educação dentro de espaços institucionais – sempre foi marcante. Os Seminários iniciaram-se em 2006, com o nome de Colóquio sobre Educação Sociocomunitária.

O I Colóquio destacou a discussão sobre o alcance do conceito de Educação Sociocomunitária, o II Colóquio destacou o debate entre as Concepções de Educação Sociocomunitária e Educação Não formal, o III Colóquio foi Práticas educativas e comunidade: experiências e reflexões, o IV Colóquio privilegiou a apresentação de experiências educacionais e de debates teóricos a respeito delas e o V Colóquio abordou o tema: “Diversidade, inclusão e Educação Sociocomunitária”. A partir de 2011, o evento passa a se chamar Seminário sobre Educação Sociocomunitária, tomando novas dimensões.

– Saiba mais acessando: http://unisal.br/hotsite/seminarioeducacao/#sthash.sFPREBgf.dpuf

Realização

Compartilhe